sexta-feira, 16 de março de 2012

Dicas para Organizar uma Festa Infantil


E porque os nossos pequenotes merecem tudo… e porque é importante que o nosso filho(a) tenha uma festa que o deixe muito Feliz, aqui ficam algumas sugestões da Gerência…

Para organizar uma festa divertida e com sucesso, como é sabido, temos que planeá-la com alguma antecedência e também com algum cuidado.

Existem 6 etapas a serem cumpridas para obter o sucesso desejado:

1.     Plano da festa

2.     Lista dos convidados

3.     Definição do local, data e hora da festa

4.     Tema da festa

5.     Ementa

6.     Animação da festa



1. O primeiro passo consiste em “pensar” a festa, ou seja fazer um plano. Para fazer isso vai precisar da ajuda do seu filho(a). É muito importante saber que tipo de festa ele gostaria de organizar. Para além disso, as crianças têm sempre milhares de ideias absolutamente fantásticas que podemos e devemos aproveitar. No entanto, verifique se o seu orçamento e disponibilidade estão à altura das ideias. Se resposta for não, não desista, as vezes basta fazer alguns ajustes na ideia para a sua concretização. O importante é que não se esqueça de fazê-lo em conjunto com o seu filho(a).



2.  Lista dos convidados. Ao fazer a lista, considere a possibilidade dos irmãos ou/e pais dos amiguinhos convidados também comparecerem.



3. Festa DURANTE a semana: é muito raro acontecer, pois o número de pessoas a comparecer na festa é menor. Muitas vezes os amigos têm outras actividades ou simplesmente as crianças não têm transporte para ir à festa porque os pais trabalham e não os podem ir buscar.

 Também há possibilidade de fazer a festa DENTRO DA ESCOLA. Estes tipos de festa ficam sempre mais em conta pois o número de convidados restringe-se aos coleguinhas da escola, sem a presença dos pais ou irmãos. Neste caso basta proporcionar alguma decoração, conforme o tema escolhido e também o lanche ou almoço (depende do horário escolhido e, claro, autorização do responsável da sala).  Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos.

 A Festa de FIM-DE-SEMANA geralmente tem um maior numero de pessoas presentes, pois provavelmente com a criança convidada virão os irmãos e/ou pai ou mãe, ou mesmo ambos.

Quanto ao local para a festa, antes de decidir visite-o e verifique se o mesmo tem condições para receber as crianças convidadas. Se é suficiente grande e seguro, se é de fácil acesso (de preferência). Se fizer festa em casa, conte com muito mais trabalho pela frente, mas ao contrário do espaço alugado consegue tornar a festa mais versátil e ser exatamente ao seu gosto. E festa ao ar livre? Já alguma vez pensou nisso. È uma óptima ideia, sobretudo se a criança fizer anos no Verão. Mas neste caso tem que ter sempre um segundo plano “na manga” no caso de começar a chover. Ou então ponderar a hipótese de alugar algum toldo que tanto poderá servir para obrigar da chuva como do sol.



4. O tema deve estar relacionado com a idade do(a) aniversariante. Os acessórios necessários para decoração poderão ser adquiridos já feitos ou então, se tiver disponibilidade, feitos em casa. Neste caso convide o seu filho(a) a participar. Aqui vale tudo. Papel, tecidos ou mesmo roupas velhas. Basta puxar pela imaginação (se precisar da ajuda da Gerência…já sabe onde poderá encontrar-no...aqui!).



5. Como falamos anteriormente na etapa da escolha da data e horário, a ementa deve ser definida de acordo com o horário da festa e dos convidados previstos.

Almoço/jantar:

Das duas, uma: ou oferecer uma refeição, por exemplo, uma massa com opção de molho, uma salada e alguns salgados. Ou então, salgados variados em quantidades maiores que o normal.

A nossa sugestão de opções: 1-2 variedades de massa e molho; 2-3 doces ou gelado; 2 refrigerantes e água. Também deve haver opção de salada de fruta.

Por pessoa:  1 prato de massa + 3 salgados + 2 doces + 4-5 copos pequenos de bebida.

À tarde: Grande variedade de salgados.

A nossa sugestão de opções: 5-6 salgados; 3-4 doces; 1-2 opções de fruta de época. 2 refrigerantes e água.

Por pessoa: 5 salgados + 3 doces + 4-5 copos de bebida

O bolo e os doces devem ser o destaque da festa. Puxe pela imaginação e ofereça algo absolutamente magnífico. Hoje em dia há possibilidade de fazer o bolo com o formato ou com uma foto relacionada com o tema. Mas para além de ser bonito o bolo tem que ser saboroso.



6. Na escolha da animação temos que ter especial atenção à idade dos convidados. Para os mais pequenos há sempre possibilidade de contratar palhaços, mágicos ou animadores. Parques insufláveis também proporcionam muita diversão. Temos que ter em conta o orçamento e o espaço. Para os mais crescidos – karaoke ou contratação de “personagem”. Actividades ao ar livre, concursos e outras brincadeiras, desde que sejam bem planeadas e permitam incluir  todos os convidados são sempre bem-vindos.

Há quem goste de oferecer uma lembrança no fim da festa. É uma forma de agradecimento pela presença, mas não é um atributo obrigatório.

Parece que temos tudo pronto para a festa!!!!



Divirtam-se!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário